Logo Tesourina
| | | |
Projeto Tesourinha

Idealizado em 1992 pelo cabeleireiro Ivan Stringhi, o Projeto Tesourinha nasceu com a missão de promover o desenvolvimento pessoal e qualificar profissionalmente jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho na área da beleza. Por meio de cursos gratuitos, são criadas diversas oportunidades às pessoas que almejam um futuro melhor.

Há aproximadamente 20 anos, quando o cabeleireiro retornou ao Brasil, depois de dez anos trabalhando no Canadá, deparou-se com um cenário que o deixou chocado: a favela do Jardim Arpoador, na Zona Sul paulistana. Percebeu que poderia transformar em “belo” tudo aquilo que seus olhos mostravam. A partir daí, teve a consciência de que era preciso fazer mais pelas pessoas - algo que mudasse suas vidas.

Com a ideia em mente e coragem de sobra, Ivan deu início ao Projeto no Jardim Arpoador. Obviamente, como ninguém faz nada sozinho, o plano contou com o apoio de alguns empresários do setor da beleza, que contribuíram efetivamente nesta empreitada.

Atualmente, o Projeto conta com quatro unidades - Ibirapuera, Sascecop, Lar das Crianças (Santo Amaro) e Barueri –, disponibilizam seis cursos, todos gratuitos: Assistente de Cabeleireiro; Assistente de Cabeleireiro Avançado; Manicure e Pedicure; Design de Sobrancelhas; Depilação e Maquiagem.

Quase duas décadas se passaram. No entanto, o trabalho e a responsabilidade social continuam os mesmos. O que mudou, e para melhor, foi o desenvolvimento e o aprimoramento de todos os envolvidos. Isso faz com que o Tesourinha siga inserindo seus alunos no mercado de trabalho. Mais de 22 mil pessoas, os “tesourinhas”, já se formaram e estão aptos para exercerem a profissão.

Autoestima elevada, qualificação profissional e geração de renda.

 

O Projeto é uma entidade sem fins lucrativos e está devidamente certificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Lei Federal 9.790/99).  

 

 

 

 

 

 

old
MISSÃO

 

 

Promover o desenvolvimento econômico e social combatendo à exclusão social por meio, especialmente, de qualificação profissional gratuita para maiores de 16 anos, na área da beleza.

 


 

old
VALORES

 

Ética e disseminação de conhecimentos culturais e específicos.

old
HISTÓRICO

 

HISTÓRICO

Linha do Tempo

1992: Ivan Stringhi inicia ação comunitária com cortes de cabelo gratuitos na favela do Jardim Arpoador (São Paulo).
1993: É criado o Projeto Tesourinha no mesmo local, com foco na qualificação de jovens para corte de cabelo, incluindo educação para saúde e meio ambiente.
1994: Investimento do setor privado que possibilitou a inserção do curso de manicure/pedicure.
1995: É realizado o primeiro atendimento comunitário.
1996: Primeira reformulação do curso de cabeleireiro.
1997: Introdução do curso de maquiagem.
1998: Introdução do curso de depilação.
1999: Reforma da Unidade Arpoador.
2000: Início da construção da Unidade Ibirapuera.
2001: Inauguração da Unidade Ibirapuera em parceria com a Pref. de São Paulo.
2002: Publicação no Diário Oficial da União do título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Lei Federal 9790/99. Ampliação das Unidades de Qualificação Profissional em São Paulo.
2003: Introdução de cursos extra-curriculares em plano de aulas.
2004: Doação do mobiliário realizada ao Citiesperança pelo Citibank.
2005: Segunda reforma da Unidade Arpoador.
2006: Reforma da Unidade Ibirapuera, tornando-se um modelo padrão em excelência.
2007: Implantação de Franquia Social para ampliação da atuação geográfica em São Paulo e em todos os estados do Brasil.

 

 


 

Indique   |   Voltar
Rede Social © 2011 - Projeto Tesourinha - Todos os direitos reservados.
Av. Ibirapuera, 3501 - São Paulo - SP - TEL: 5096-2495 / 5096-5806
Toyacom